Quem ainda não conhece, precisa conhecer o Complexo Dunas de Marapé. Esse paraíso ecológico fica a 60 quilômetros de Maceió, no município de Jequiá da Praia. Bela e exótica, Marapé, com suas areias brancas, é marcada pelo encontro das águas escuras da Lagoa de Jequiá com a imensidão azul turquesa do Oceano Atlântico. Por isso mesmo, a região é considerada uma explosão de vida marinha. O manguezal, que circunda toda a orla, é um grande berçário natural para inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, que fazem da culinária local uma das mais ricas e saborosas de todo o Nordeste. Camarões, caranguejos, sururu e mariscos são pratos que seduzem nativos e visitantes. Isso sem falar dos inesquecíveis doces e compotas de frutas nativas, a exemplo da jaca, do coco e da carambola. A vegetação se encarrega de completar este deslumbrante espetáculo de cores. Os resquícios da mata atlântica apresentam matizes de verde contrastados com o vermelho das folhas secas. A grande atração, é o encontro do rio com o mar que acontece quando a maré está enchendo. Todo esse paraíso a aproximadamente uma hora de Maceió. Para melhor receber as pessoas, o charmoso complexo turístico foi construído neste em um impressionante cenário. O local oferece muitos atrativos para os visitantes, como a Pousada Dunas de Marapé, o Mirante, um bar na orla com música ao vivo, restaurante com self service de frutos do mar, lojinha com diversos souvenirs, redário chamado de Toca do índio, onde encontramos um altar a Nossa Senhora Virgem dos Pobres.
Quem chegar a esse paraíso, não pode deixar de fazer esses belíssimos passeios:
1. Circuito Pau de Arara
A Praia de Jacarecica do Sul fica situada no município de Jequiá da Praia, onde é realizado o Circuito Pau de Arara. Selvagem e deserta, a praia é uma das mais bonitas do estado de Alagoas e uma das mais encantadoras do Brasil. O cenário difere um pouco daquele composto basicamente por mar, areia e coqueiros. O destaque deste trecho do litoral alagoano fica por conta das belíssimas falésias de cor avermelhada contrastando com o azul do mar. Essa beleza exuberante torna o local ainda mais fantástico. As falésias possuem mais de 15 metros de altura e encanta os olhos, um verdadeiro presente da natureza. O passeio é realizado em um caminhão do exército estilo pau de arara, que leva a uma fazenda de côco, passando pelas falésias seguindo a praia de Jacarecica do Sul. Lugares imperdíveis para fazer aquela Selfie: As falésias, onde são retiradas as areias coloridas usadas no artesanato e a vista da Lagoa de Jequiá da Praia, lugar paradisíaco! Por último, não deixe de tomar um banho de lagoa para repor as energias.
2. Trilha dos Caetés
A trilha dos Caetés, no município de Jequiá da Praia, em Alagoas, é uma ótima alternativa para quem busca contato com a natureza, belíssimas paisagens, diversidade natural e, ainda, um ambiente tranquilo e pacato. O passeio pela Trilha acontece através do mangue da Lagoa de Jequiá. Ali você tem contato com a cultura da pesca dos caranguejos e, ainda, termina o passeio banhando-se na lama, o que para muitas culturas significa a purificação do corpo e da alma e o início de um novo ciclo vital. Os efeitos terapêutios da lama encontrada nos mangues acabam de ser postos á prova pela biomédica Zélia Maria Nogueira Brisschka, da universidade de São Paulo. Ela testou essa mistura de argila e água salgada da região de mangue, contra doenças articulares, como artrite reumatóide e artrose, e concluiu: ele pode, sim, ajudar a diminuir os quadros inflamatórios e, por tabela, as dores. Ainda não há certeza absoluta, mas é provável que o benefício ocorra em razão da concentração de minerais com propriedades anti-inflamatória.